Como começar a Empreender?

Empreender é uma caminhada muito difícil e até solitária muitas vezes, mas vamos te ajudar a iniciar essa caminhada e a chegar mais longe.



Bom, o que você precisa saber para ser um empreendedor? Fácil, ter um capital de giro, conhecer o seu mercado de atuação, ter uma estratégia para entrar no mercado, identificar um nicho para se destacar, conhecer seus competidores, formalizar a sua empresa (o que é MEI?) etc. É isso que todo mundo que tem um pequeno negócio vai te falar, e enfatizarão: “agora bora lá e executar”. Mas caímos no velho dilema do falar é fácil, mas executar que é bom nada.


Eu gosto de usar exemplos para explicar as coisas, e vou roubar a história empreendedora do meu amigo Alberto. Com seus 14 anos tentou vender jogos de videogame e barrinhas de cereais em sua instituição de ensino em que estudou. Aos 16 anos fazia as listas de matemática de colegas e, cobrando dois reais por exercício feito; também dando a garantia que o exercício estava certo. Poderia falar todas as coisas que o Alberto já fez para fazer dinheiro, mas queria identificar um padrão nessas duas histórias, o Alberto tem três habilidades que todo empreendedor deveria ter:

  1. Enxergar oportunidades em sua volta;

  2. Utilizar seus conhecimentos para gerar renda para ele e valor para outros e

  3. Aprender com os seus erros, pois os dois negócios não deram certo, mas calma o Alberto aprendeu com os erros dele.

E eu sei que você – sim você do outro lado – já tem essas habilidades e está se perguntando: “caramba, isso é palestra motivacional? ”. Mas calma, não é só destas habilidades e determinação que um empreendedor precisa. Ele também precisa de ajuda, tanto para formalizar o seu negócio (o que é MEI?) quanto uma linha de crédito acessível para aprimorar o próprio negócio .


Segundo o ministério da economia brasileiro, o nosso país ultrapassou a quantidade de 10 milhões de MEI (o que é MEI?). E isso é um ótimo sinal, pois há brasileiros que sonham em ter sua independência e colher os frutos do seu próprio trabalho. Porém, o MEI é uma pequena peça para a grande estrada do seu negócio. Você empreendedor precisa se desdobrar para gerir seu pequeno empreendimento, deixar ele visível nas redes sociais, olhar os custos, gestão de negócios etc., mas o bom da informação descentralizada e distribuída é que você pode encontrar pessoas que façam isso a um preço acessível. Se você precisa de uma solução de marketing digital, financeiro, logística e entre outras soluções.


Nós da Conexão Empreender queremos oferecer soluções para que o empreendedorismo chegue a mais pessoas e que elas possam ter sua liberdade e ajudar a crescer o nosso país. Pois você já tem tais habilidades que nem o Alberto, só precisa de uma pequena ajuda para seu negócio ser reconhecido. Porém, se você ainda está confuso com o que realmente está acontecendo em sua empresa, não se preocupe a Conexão Empreender vai te auxiliar a descobrir o problema do seu negócio e direcionar para os serviços de nossos parceiros.

Sim empreendedor, você é um Alberto também, e por quê? Porque você identificou as oportunidades e necessidades de sua região e agrega valor as pessoas em sua volta, e o mais importante você aprende com os seus erros e não desiste. E sim, você vai fazer toda aquela parte de formalizar o seu negócio (O que é MEI?) e os outros itens que outros empreendedores já te falaram, mas você tem uma grande vantagem que eles não tiveram no começo do caminho empreendedor deles.


Pode parecer uma loucura, mas há empresas que estão dispostas a ajudar o seu negócio e minimizar as principais dores dele, e pode parecer mais insano ainda, elas estão te procurando nesse exato momento a fim de ajudar você. E a Conexão Empreender quer conectar vocês dois, pois acreditamos que somente o empreendedorismo incentiva a todos a melhorar tanto a vida daqueles que querem impactar quanto a do empreendedor.


#EstamosJuntos #SempreConectados #Empreendedorismo

39 visualizações