• João Bertanha

Por que fazer o Controle Financeiro do seu Negócio?

Atualizado: Set 23

Finanças: Entenda a importância do Controle Financeiro para que seu negócio dure muito tempo e tenha sucesso!



Ah o empreendedor! Queremos transformar o mundo através de nossas ideias de produtos e serviços, além de sermos muito criativos e inovadores, e por isso, percebemos ótimas oportunidades para empreender fazendo algo que ninguém ainda faz, sempre nos perguntamos “por que não criar nosso próprio negócio e ingressar nessa jornada?”


Por mais que essa motivação seja necessária e também muito importante, devemos lembrar que, há duas palavrinhas que acabam assustando de início muitos empreendedores, não é por acaso, a falta de controle financeiro é responsável por mais de 90% dos fechamentos dos pequenos negócios.


MAS O QUE SERIA CONTROLE FINANCEIRO E COMO FAZÊ-LO?


Seu significado é muito simples, ele traz um controle sobre os todos os gastos do seu comércio, pouco importa a maneira como vai ser anotado, seja em um caderninho no fundo da gaveta, ou uma planilha de Excel, é importantíssimo que todas as informações de ganhos e gastos sejam inseridas no seu controle com frequência.


O QUE SÃO CUSTOS E DESPESAS DE UM NEGÓCIO?


Vamos imaginar que você trabalhe com a produção de bolos caseiros de diversos sabores, para criação é necessário mão de obra, ingredientes como farinha de trigo, ovos, leite, açúcar e margarina essas abordagens estão relacionadas diretamente ao custo, pois é tudo aquilo que está ligado ao produto final em relação a gastos.


E as despesas? Estão associadas aos gastos referentes a administração da empresa e que ainda contribui para funcionalidade da mesma, trabalhando com o exemplo anterior de comércio, imagine que tenha que fazer o marketing para venda dos bolos, A internet seria um meio viável não? ou até mesmo o aluguel do estabelecimento físico para venda dos produtos, esses exemplos servem para ilustrar algumas despesas.


A seguir relatamos algumas dicas que irão ajudar no seu empreendimento através do controle financeiro.


DIFERENCIE CONTA PESSOAL E DA EMPRESA


É muito comum que no início de qualquer empreendimento muitas pessoas acabem utilizando o caixa da organização a fim de aplicarem em suas despesas pessoais, nada melhor que ter as contas em dia não? Mas isso acaba sendo uma prática nada saudável, pois pode virar um hábito e interferir nos resultados financeiros do negócio.


PARA QUE SERVE O FLUXO DE CAIXA?


O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável, pois ela garante um planejamento a longo prazo onde contém todas as entradas e saída de dinheiro de um negócio, nela há um controle de quanto foi investido inicialmente, o quanto se foi vendido em um determinado período de tempo seja a vista ou a prazo, e as despesas como por exemplo energia elétrica, conta de água e luz.


Onde a partir dessas informações é possível realizar um cálculo onde irá ditar a situação atual econômica, e também a relação do que pode ser transportado em saldo para o mês seguinte, com o intuito de dar continuidade às atividades e melhorias ao negócio.


EM CASO DE SALDO POSITIVO OU NEGATIVO


Obrigatoriamente através de um fluxo de caixa estruturado, conseguimos associar se o saldo se encontra positivo ou negativo certo? Neste momento precisamos reestruturar os caminhos estratégicos.


Por exemplo em caso de saldo positivo, tente encontrar meios para investir ainda mais em seu negócio seja nas estruturas ou em novos produtos, aumentar prazos das vendas ou até aplicar em mercados financeiros para gerar uma rentabilidade dessa grana.


Já em caso de saldo negativo com objetivo de melhorar, é possível buscar o equilíbrio de preços e custos, optar por negociar com os fornecedores para que cheguem em um valor justo para ambas as partes, oferecendo descontos para pagamentos à vista, diminuindo o estoque através de promoções e outros fatores, com toda certeza irá ajudar a se livrar do vermelho.


No programa desta semana que foi ao ar dia (16) na Rádio Heliópolis e na página Bairro Educador através do Facebook, o tema foi como montar o seu controle financeiro de forma simples um bate-papo super rico em conteúdo e que contou com a presença de especialistas e que irão agregar ainda mais ao seu conhecimento, corre lá e assista o programa!



CONCLUSÃO


Administrar uma pequena empresa não é uma tarefa nada simples pensando nisso, não basta somente ter boas ideias, mas é indiscutível que o controle financeiro é um tema importante para qualquer empreendimento, pois ele garante a sustentabilidade e torna possível o crescimento do negócio próprio a longo prazo.


#EstamosJuntos #SempreConectados #Conectados #Empreendedorismo #Comunidades

95 visualizações